close

#CorrendoTrecho: Gilmar Santos (PT) dialoga com profissionais da Cultura e do Esporte

O parlamentar participou ainda da carreta Acelera 13 e também de live sobre a Biblioteca Municipal

No Correndo Trecho desta semana o vereador professor Gilmar Santos (PT), junto ao Mandato Coletivo, participou de reuniões com trabalhadores e trabalhadoras da Cultura e do Esporte do município de Petrolina, participou da carreta Acelera 13 e também de live sobre a Biblioteca Municipal.

Em reunião com a categoria da cultura, realizada na quarta-feira (28), o parlamentar reforçou a sua trajetória de luta em defesa da Cultura, que vai desde apresentação de emendas à realização de audiências públicas e fiscalização dos recursos destinados à promoção cultural no município. Além disso, ressaltou a importância do fortalecimento do segmento, principalmente com o Fórum Popular de Cultura que tem cumprido um papel importante na mobilização e organização dos investimentos em relação à Lei Aldir Blanc. Na oportunidade, Gilmar também pôde apresentar suas novas propostas para a cultura.

Já na quinta-feira (29), Gilmar se reuniu com profissionais de educação física e atletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), que desenvolve excelente trabalho com atletas e paraatletas de alto rendimento no município. Na ocasião ressaltou que a prática do esportes e do lazer são direitos, que elevam a saúde das pessoas, geram oportunidades e o desenvolvimento da sociedade, e que cabe ao poder público criar e implementar uma série de políticas que garantam o acesso a espaços para o esporte e o lazer, gratuitos e de qualidade, principalmente nas periferias da cidade.

Na reunião, o parlamentar lamentou o fato da gestão municipal não desenvolver políticas de esporte e de lazer de forma permanente e reafirmou o seu compromisso com o segmento: “Nós defendemos que Petrolina tenha uma Secretaria específica para o seguimento, com um Plano Municipal de Esporte e Lazer, com uma política financiamento próprio, assim como a construção do Fundo Municipal, e a Formação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer. São políticas que vão impactar positivamente sobre a qualidade de vida da nossa população”.

Entre 2017 e 2018 Gilmar apresentou emendas de mais de 1 milhão de reais para o incentivo ao esporte, denunciou a situação dos profissionais do Programa de Esportes e Lazer das Cidades (PELC) – programa federal gerido pela prefeitura do município- que passaram mais de um ano para serem convocados pela gestão municipal (mesmo com contratos assinados) e que com a pandemia passaram mais de 5 meses sem receber salário, e cobrou informações sobre o gerenciamento do Programa.

Ainda nesta quinta (29), o vereador participou da carreata Acelera 13 nos bairros da Zona Norte de Petrolina junto aos/às demais candidatos/as do Partido dos Trabalhadores e participou de uma live com a advogada Bruna Alencar, que faz parte de coletivos de incentivo à leitura, para bater um papo sobre a situação da biblioteca municipal, que ficou fechada por mais de 4 anos, sendo reaberta após inúmeras cobrança de Gilmar na Câmara Municipal. Na ocasião o professor falou sobre a importância de uma política de gestão das bibliotecas do município e da sua proposta de criação da Semana Municipal de incentivo ao Livro, Leitura e Literatura.

Quero ajudar!