close

Quem somos

Mandato Coletivo

O Mandato Coletivo é um projeto construído com a participação de diversos coletivos e movimentos sociais, os quais orientam as decisões do vereador e professor Gilmar Santos, representante do mandato na Câmara Municipal de Petrolina.

Formado majoritariamente por mulheres, negros/as e LGBT´s, o Mandato Coletivo se apresenta como um dos instrumentos pedagógicos necessários ao processo de empoderamento e representação do nosso povo, principalmente os seguimentos mais marginalizados. Nesse sentido, assumimos compromisso na defesa e promoção da democracia, dos direitos humanos, de políticas de sustentabilidade ambiental e redução das desigualdades, e no enfrentamento a todas as formas de autoritarismo, preconceitos, discriminação e intolerâncias.

Entre 2017 e 2020 o Mandato Coletivo, através do vereador e equipe, têm articulado e mobilizado parceiros dos mais variados seguimentos sociais para lutar por Educação, Saúde, Cultura, Saneamento Básico, Mobilidade Urbana, Direitos Humanos, tendo como público prioritário as comunidades periféricas e das populações em situação de vulnerabilidade social, é o caso de negros/as, mulheres, indígenas, pessoas com deficiências, trabalhadores/as sem teto, população em situação de rua, crianças e adolescentes, trabalhadores/as sem terra, população privada de liberdade, LGBT´s..

Gilmar Santos

Educador, licenciado em História (UPE), especialista em Interdisciplinaridade na Educação Básica (FACINTER). Tem uma história de serviços prestados à rede de educação pública e privada em Petrolina e Juazeiro, nas disciplinas de História, Filosofia, Sociologia e Artes. Foi feirante por mais de 20 anos. Iniciou sua militância político-social junto à Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), da Igreja Católica e Movimento Estudantil (secundarista e universitário). Foi professor substituto no Departamento de História (UPE), com incentivo à luta dos estudantes pela gratuidade e qualidade da universidade pública. Palestrante e colaborador de movimentos em favor da cultura de matriz africana e contra as desigualdades raciais. Colabora com instituições que procuram fortalecer projetos de educação e cultura junto a jovens da periferia. Colabora com meios de comunicação voltados para o fortalecimento de movimentos sociais e direitos humanos. Produtor de projetos voltados para o estímulo de debates de interesse público e do pensamento crítico. Há mais de 20 anos é militante do Partido dos Trabalhadores em Petrolina. Em 2016 foi eleito vereador de Petrolina para representar o projeto do Mandato Coletivo e desde então vem defendendo a pauta das comunidades periféricas e das populações em situação de vulnerabilidade social dentro da Casa Legislativa Plínio Amorim.

Quero ajudar!